Conheça as principais etapas para publicar seu livro

etapas para publicar

A publicação independente de livros vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. De acordo com a revista Forbes, isso se deve em parte às plataformas independentes de publicação, que oferecem soluções simplificadas e de baixo custo para autores, em geral iniciantes. Porém, muitos escritores de primeira viagem ainda sentem dificuldades na organização do processo até o lançamento da obra. Confira a seguir as principais etapas para publicar seu livro:

1. Escrita

A primeira etapa é de inteira exclusividade do autor. É o momento de traduzir a sua ideia em palavras, transformar seu trabalho acadêmico em livro ou dar asas à sua criatividade em poesias, romances, crônicas, etc. Enfim, contar uma história. Esse processo é muito pessoal, e cada escritor tem seu método e tempo para realizar o trabalho. O importante é contar histórias que tragam satisfação tanto para quem conta quanto para quem lê.

2. Revisão gramatical e ortográfica

A observação das normas da língua é fundamental para quase todos os gêneros literários, especialmente em obras de não-ficção, como por exemplo, livros da área do Direito. Na literatura e na poesia a revisão gramatical e ortográfica deve ser observada com muito cuidado, de modo a não comprometer o estilo do escritor. Muitas vezes o próprio autor faz a revisão, no entanto, pode ser difícil perceber alguns erros após tanto tempo imerso na escrita. O ideal é que você procure um bom profissional para revisar seu manuscrito.

Livros mais vendidos Amazon

3. Diagramação

Finalizadas todas as revisões, chega o momento de diagramar seu manuscrito. É a partir desse ponto que a obra ganha a forma de livro. Nesta etapa o autor decide junto com o diagramador a fonte e o seu tamanho, as dimensões do livro se for uma publicação impressa, o formato digital no caso do e-book, a capa, etc. Antes de procurar o diagramador, é fundamental que todas as etapas anteriores estejam concluídas para evitar a necessidade de novas alterações que podem ter custos adicionais.

4. Registro ISBN e Ficha Catalográfica

Para comercializar seu livro, é fundamental que ele seja registrado. O ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para diversas publicações, como os livros. Essa série numérica é reconhecida em mais de 200 países e permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas.

Outro elemento importante, é a Catalogação Internacional na Publicação ou ficha catalográfica. Ela reúne num único lugar os dados mais importantes da obra, como autor, título, ISBN, assunto, etc. O layout e as regras de descrição são definidas pelo AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) e sua elaboração é de responsabilidade do profissional bibliotecário. Vale ressaltar que tanto o ISBN quanto a ficha catalográfica são elementos obrigatórios em livros impressos e digitais no Brasil, de acordo com a lei 10.753 de 30 de outubro de 2003.

5. Impressão e publicação

Chegamos na última etapa básica da publicação de um livro. É a hora de escolher o papel, a tiragem e a gráfica, se seu livro for impresso. Decidir onde e como comercializar um e-book. Além disso, é preciso escolher com cuidado o modelo de distribuição e o percentual de lucro que deseja obter de retorno para definir o valor do seu trabalho. É o livro pronto para encontrar seu leitor.

E então, gostou do post? Essas são as principais etapas para publicar seu livro de forma independente e esperamos ter ajudado você a realizar seu sonho de publicar.

Deixe um comentário