Conheça três plataformas para publicar um livro de forma independente

publicar um livro

Publicar um livro não é uma tarefa das mais fáceis. Contudo, atualmente existem diversas plataformas que simplificam o processo de publicação, sendo essenciais para quem quer se lançar no mercado dos livros de forma independente. Confira a seguir três dessas plataformas para publicar um livro de forma mais simplificada:

Leia também: Wattpad: o que é e como usar para divulgar seu livro?

Kindle Direct Publishing (KDP)

A plataforma Kindle Direct Publishing da Amazon talvez seja a mais procurada por escritores independentes. Além da possibilidade de alcançar milhões de leitores, a plataforma é gratuita e você é o responsável por fixar seu preço, escolher a capa, acompanhar as vendas e ainda tem acesso a ferramentas para formatar seu livro e a capa para a publicação. O feedback que obtive de alguns clientes é que é bem fácil publicar o eBook, porém, as configurações para o livro impresso não são tão intuitivas. Portanto, tenha sempre o contato de um diagramador para ajudar com essa tarefa.

UICLAP

A UICLAP é uma plataforma nacional, online e gratuita, destinada aos autores independentes. Ela proporciona a produção, a venda, e a distribuição de livros impressos, conectando o autor ao mercado. Embora se defina como uma editora em seu site oficial, ela não realiza todos os serviços editoriais como revisão, diagramação e ficha catalográfica. A plataforma está mais para uma gráfica trabalhando no modelo impressão sob demanda com e-commerce próprio, isto é, uma cópia do livro será impressa se for do desejo do autor ou se uma venda for realizada. Isso é bastante vantajoso por reduzir os custos para o autor de imprimir uma tiragem mínima de uma vez só. É interessante para quem quer trabalhar apenas com livros impressos. A desvantagem é que o autor precisa investir numa boa estrutura de marketing e divulgação para vender bem um livro.

Clube de Autores

A empresa Clube de Autores é pioneira no mercado de autopublicação no Brasil. Fundada em 2009, a empresa de Santa Catarina foi a responsável pela publicação de 15% dos livros produzidos no Brasil em 2020. A plataforma é completa e você pode adquirir diversos serviços essenciais para a publicação de um livro, como diagramação, revisão, ficha catalográfica e registro ISBN. Você pode contratar um pacote de serviços ou pagar por eles separadamente, de acordo com sua necessidade. Você fixa o valor e já fica sabendo o quanto receberá de direitos autorais, com o recebimento dos valores direto na conta corrente cadastrada. Como você pode ver, é mais completa que a UICLAP, porém, ainda será preciso investir num bom canal de marketing para difundir seu livro.

Neste post, você conheceu três plataformas para publicar um livro de forma independente. Elas não são as únicas do mercado e uma pesquisa criteriosa pode revelar opções ainda mais vantajosas para você. Mas não se esqueça: antes de publicar tenha a certeza de que está com tudo em ordem com o livro para comercializá-lo.

Deixe um comentário