ISBN: perguntas e respostas

ISBN

Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre o International Standard Book Number, mais conhecido pela sigla ISBN. Inicialmente chamado de Standard Book Numbering, o ISBN é um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. Saiba mais sobre ele a partir das principais perguntas que recebo de escritores independentes:

Leia também: Ficha catalográfica: perguntas e respostas

Para que serve o ISBN?

Para comercializar seu livro, é fundamental que ele seja registrado. O ISBN é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para diversas publicações, como os livros. Essa série numérica é reconhecida em mais de 200 países e permite o compartilhamento dos metadados das obras em diferentes sistemas. A numeração é utilizada por vários profissionais da cadeia do livro, como comerciantes, bibliotecários e plataformas de venda online. Além disso, o ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural entre os povos através do livro. Ele é padronizado segundo a norma internacional ISO 2108, e é um item obrigatório em livros de acordo com o art. 6º da lei 10.753, de 30 de outubro de 2003 (Política Nacional do Livro).

Como faço para registrar meu livro?

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim, na Alemanha. Ela coordena as Agências Nacionais responsáveis pela emissão em cada país. No Brasil, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) faz a emissão do número desde março de 2020, substituindo a Fundação Biblioteca Nacional. Todo o processo é feito online através do site da CBL. O próprio autor pode solicitar o registro de sua obra seguindo as instruções fornecidas. Contudo, também pode contratar um profissional especializado no serviço para maior agilidade.

Um eBook precisa de ISBN?

Sim. Um eBook deve seguir as mesmas exigências do livro impresso. Algumas plataformas de comercialização de eBooks registram a obra sem custos ou adotam outro sistema de registro, como a Amazon. Contudo, se você quer comercializar seu livro em plataformas diversas ou no seu site, por exemplo, recomendo o registro ISBN para tornar sua obra única no mundo, facilitando a transmissão dos dados em diferentes sistemas.

Livros mais vendidos Amazon

Posso usar o mesmo número de registro do livro impresso também na versão eBook?

Não. O objetivo do registro é individualizar a obra e diferenciar também seus formatos. Portanto, para cada formato de publicação – impressa, digital ou audiolivro – um novo ISBN precisa ser solicitado. Além disso, se for lançar uma nova edição de um livro, mudar de editora ou ainda traduzir a obra para outro idioma, também será necessário emitir mais um número.

Como eu faço para consultar o registro do meu livro?

Para consultar o registro de uma obra, basta acessar o site da CBL, clicar na opção “ISBN” e em seguida em “Pesquisar Obra”. Você pode pesquisar por autor, título, selo editorial e, é claro, pelo número ISBN. Essa consulta é fundamental para o autor independente se certificar que o registro foi feito corretamente.

E então, está pronto para registrar seu livro? Se estiver precisando de ISBN, entre em contato que eu posso ajudar!

Deixe um comentário