Serviços

Ficha Catalográfica
Crédito: Freepik/jcomp

Ficha catalográfica

A ficha catalográfica é um elemento essencial para o trabalho de editoras, bibliotecas, livrarias e sites de vendas de livros. Elas se localizam no verso da folha de rosto ou folha de copyright de cada livro, reunindo os principais dados da obra, como autor, título, assunto, ISBN e ano de publicação.

Além disso, todos os livros publicados no Brasil devem conter a ficha catalográfica, de acordo com o artigo 6º da Lei 10.753/03 – a Política Nacional do Livro. A ficha segue regras internacionais estabelecidas pelo Código de Classificação Anglo-Americano (AACR-2). O profissional habilitado para a elaboração da ficha catalográfica é o bibliotecário, de acordo com a resolução nº 184, de 29 de setembro de 2017 do Conselho Federal de Biblioteconomia. Por isso, a minha ficha atende a todos os requisitos já que sou bibliotecária há mais de 15 anos, devidamente registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região. 

Prazo de entrega: Até dois dias úteis.

ISBN
Crédito: Maksim/Creative Commons

Registro ISBN e/ou Código de Barras

O ISBN é um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. O ISBN é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para diversas publicações, como os livros. Essa série numérica é reconhecida em mais de 200 países e permite o compartilhamento dos metadados das obras em diferentes sistemas. 

A numeração é utilizada por vários profissionais da cadeia do livro, como comerciantes, bibliotecários e plataformas de venda online. Além disso, o ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural entre os povos através do livro. Ele é padronizado segundo a norma internacional ISO 2108, e também é um item obrigatório em livros de acordo com o art. 6º da lei 10.753, de 30 de outubro de 2003 (Política Nacional do Livro).

Eu gerencio todo o trâmite de cadastramento e emissão do ISBN junto à Câmara Brasileira do Livro, a agência responsável pelo trâmite no Brasil.

Prazo de entrega: 2 dias úteis em média.

Livro Diagramação
Crédito: Freepik/Vectorium

Outros Serviços

Além da ficha catalográfica e da emissão do ISBN, eu trabalho em parceria com a Paula Editorações para os serviços de diagramação e capa. Os dois serviços vão transformar seu original no formato de livro, seja ele impresso ou digital. O prazo para a entrega é calculado com base na quantidade de páginas diagramadas.