Wattpad: o que é e como usar para divulgar seu livro?

Wattpad

Neste post, você vai conhecer a plataforma Wattpad e como usá-la para divulgar seu livro. Ela já foi responsável por conectar mais de 90 milhões de escritores e leitores ao redor do mundo, e é o celeiro de diversas publicações que se tornaram grandes best-sellers ao redor do mundo.

Leia mais: Conheça as principais etapas para publicar seu livro

O que é a Wattpad?

O Wattpad é uma espécie de rede social para escritores e fãs de literatura. Nela, você pode não só descobrir e ler diversas obras, mas também seguir autores e interagir com outros leitores. A plataforma está no ar desde 2006 e conta com obras em 50 idiomas e usuários de diversos países. Os leitores podem personalizar o perfil, organizar suas obras preferidas em listas, organizar as listas de leitura, e ainda compartilhar suas obras e escritores preferidos no Facebook e no Instagram.

Como usar o Wattpad para divulgar seu livro?

A plataforma já revelou diversos escritores independentes de sucesso, que já venderam milhões de cópias de suas obras e ainda assinaram contratos com editoras. Além disso, alguns escritores tiveram suas obras adaptadas para filmes e séries graças à parceria que a plataforma tem com alguns estúdios. É o caso de E. L. James com a franquia “Cinquenta Tons de Cinza”, publicação independente que virou best-seller e sucesso nas telas do cinema. Tudo graças ao Wattpad.

Livros mais vendidos Amazon

O recomendável para quem quer publicar suas histórias no Wattpad, é publicar capítulo por capítulo e interagir bastante com os leitores. Dessa maneira você poderá avaliar a recepção do público ao seu futuro livro, interagir com os leitores. Além disso, essa estratégia favorece o boca a boca entre os leitores e a procura pela sua obra tende a aumentar. Quando decidir que sua história chegou ao fim, pode consolidá-la como um e-book.

A plataforma é gratuita e oferece o selo Wattpad Star para os escritores populares na plataforma. Essa classificação, aumenta as chances de sua publicação ser oferecida pela própria plataforma para contratos com editoras e estúdios de cinema e TV parceiros. Contudo, a versão premium oferece ainda mais opções de personalização, acesso a duas histórias pagas na plataforma e ainda leitura offline ilimitada.

Histórias Pagas

Histórias Pagas é uma seleção de obras feita pela própria plataforma. Como o nome já diz, os usuários da plataforma precisam pagar para ter acesso às histórias completas ou capítulo por capítulo, se o leitor assim desejar. Para ser selecionado pelo programa, é preciso cumprir algumas etapas, que você pode conferir aqui. Infelizmente, o programa ainda não aceita livros em português.

E então, está pronto para publicar seu livro e encontrar leitores? Deixe um comentário!

Deixe um comentário